Curiosities
●
●
26 de setembro de 2023
Nas últimas semanas, o termo NPC tem dominado as mídias sociais, especialmente o TikTok, pois a tendência começou com transmissões ao vivo no aplicativo. Apesar da grande repercussão, será que essas lives são benéficas para a rede social?
Vamos entender melhor o que é NPC, o que eles fazem e por que as pessoas estão ganhando tanto dinheiro com isso.
NPC, ou “non-playable character,” traduz-se como personagem não jogável. Os NPCs foram criados para serem figurantes dentro da narrativa dos jogos, ou seja, são aqueles personagens que costumam compor o cenário, como as pessoas que caminham pelas ruas no jogo GTA.
Os NPCs têm características específicas, são personagens que podem realizar diversas ações mesmo sem serem controlados, como andar, ficar parados, vender itens, dar dicas ou simplesmente decorar o cenário. Sua característica principal é a repetição, seja de frases, gestos ou ações.
A blogueira canadense PinkyDoll costumava fazer lives de cosplay quando um fã chamou a atenção para o fato dela parecer muito com uma personagem NPC. Isso levou a influenciadora a começar a fazer lives fingindo ser uma personagem não jogável, repetindo sempre os mesmos gestos e frases quando recebia presentes.
A influenciadora afirmou ao The New York Times que já ganhou até US$ 4 mil por live (aproximadamente R$ 15 mil na cotação atual).
A repercussão dessas lives foi tão grande que chamou a atenção até mesmo dos brasileiros, e a tendência se espalhou internacionalmente.
No Brasil, quem iniciou a tendência de lives de NPCs foi o produtor de conteúdo Felipe Bressanim, mais conhecido como Felca. Em uma entrevista para o portal Splash, do UOL, ele afirmou: “Não esperava que o TikTok teria uma repercussão muito maior do que o meu trabalho no YouTube. O que o TikTok faz é surpreendente. Estou com 1,2 milhão de seguidores e faço lives há quatro dias. Nunca vi isso acontecer em nenhuma rede social.”
Influenciadores no TikTok divulgaram nas redes sociais um novo aviso exibido pela plataforma de vídeos: a restrição de transmissões ao vivo com conteúdo “repetitivo, não autêntico e degradante, que incentiva os espectadores a enviar presentes.”
O criador de conteúdo Felca foi um dos que divulgou a notícia, e as lives continuam acontecendo normalmente, mas agora o TikTok identifica esse tipo de conteúdo e não o exibe no feed dos telespectadores.
Apesar das lives terem recebido muita atenção, estão perdendo alcance e público devido à repetitividade do conteúdo, não atendendo mais às expectativas exigidas.
______________________________________
O TiktTok é muito utilizado durante o dia a dia, isso faz com que a presença do inglês se torne cada vez mais normal na rotina dos brasileiros, graças a tecnologia que nos permite interagir e visualizar pessoas do outro lado do mundo.
Aqui na Phenom, você pode aprender inglês com excelentes professores e um método inovador. Agende uma aula experimental e faça parte desse grupo Phenomenal.
Descubra as tradições de Natal mais legais ao redor do mundo e conheça curiosidades incríveis sobre como diferentes culturas celebram essa data especial!
Curiosities
29 de novembro
Planejando viajar para um país de língua inglesa? Descubra dicas essenciais e a importância de dominar o inglês para aproveitar ao máximo sua viagem!
P Tips
24 de outubro
Curiosities
8 de outubro
P Tips
3 de outubro