P Tips

Super Bowl 2022: fique por dentro de tudo do evento

O Super Bowl edição de número 56 está chegando, e os fãs de futebol americano já estão mega animados fazendo suas apostas. O evento rola dia 13/02, na Califórnia (EUA). 

Trata-se da final da NFL, National Football League, a principal liga do futebol americano.

A NFL é formada por 32 times, que são divididos em 2 conferências (que antes se chamavam de ligas). Sendo assim, existe a NFC (National Football Conference) e a AFC (American Football Conference).

Cada time joga 16 vezes durante o campeonato regular. Desses times, os 6 melhores de cada conferência passam para a temporada dos playoffs (que são as competições eliminatórias).

Após isso, o time campeão de cada conferência disputa o Super Bowl.

Sobre o evento e a cultura

Muito além de uma disputa, a final da NFL é o maior evento esportivo e a maior audiência da televisão dos Estados Unidos, que acontece desde 1967.

Disputado sempre num domingo do mês de fevereiro, o jogo já virou uma espécie de feriado nacional nos Estados Unidos, e é parte fundamental da cultura estadunidense.

No domingo de jogo, os norte-americanos reúnem os amigos e a família para assistir ao jogo, o que agita a economia americana com as vendas de comidas e o movimento de bares e locais que transmitem o Super Bowl.

Não é à toa que o evento é também o mais rentável do mundo, atraindo altíssimos investimentos das principais marcas de todos os tipos e setores para divulgar seus produtos.

Local da disputa

Em 2022, a disputa vai acontecer no SoFi Stadium, localizado na cidade de Inglewood, subúrbio de Los Angeles, no estado da Califórnia. O estádio é a casa dos Los Angeles Rams e do Los Angeles Chargers, ambos times da National Football League (NFL).

Conheça mais do estádio nesse vídeo:

Além de jogos da temporada regular e os playoffs, o SoFi também recebe vários shows de artistas internacionais.

Além do Super Bowl em 2022, o local também vai receber o College Football Championship Game em 2023 e as Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Olímpicos em 2028.

Times que vão disputar

Os Cincinnati Bengals e os Los Angeles Rams estão na disputa para conquistar o troféu Vince Lombardi no Super Bowl LVI, dia 13 de fevereiro.

Os Bengals buscam o primeiro título da sua história e contam com o talento do jovem jogador Joe Burrow, já os Rams realizam a segunda final em quatro anos e buscam um grande jogo do veterano Matthew Stafford.

Os Bengals se classificaram após vencerem os Chiefs na final da AFC por 27 a 24, na prorrogação. Já os Rams bateram seus rivais 49ers em casa, no SoFi Stadium, na final da NFC, por 20 a 17.

O incrível halftime show

Além, é claro, do jogo, outro momento é muito aguardado durante o Super Bowl: o show do intervalo, que sempre traz grandes astros da música internacional em apresentações que duram cerca de 15 minutos.

Em parceria com a Pepsi, o show oferece uma estrutura gigantesca, com direito a efeitos de luzes, bandas, dançarinos e coreografias.

Neste ano, o show vai trazer Dr. Dre, Snoop Dogg, Eminem, Mary J. Blige e Kendrick Lamar, cantores de rap e hip-hop. 

A Pepsi divulgou o trailer, que recebe o nome de “The Call” e apresenta cada um dos artistas separadamente. Confira a seguir:

Curiosidades sobre o Super Bowl

Times com mais vitórias: os Pittsburgh Steelers e New England Patriots dividem o posto como os maiores ganhadores da história do Super Bowl, contando 6 títulos cada.

Jogador recordista: Tom Brady é o atleta com mais presenças na história da decisão da NFL, com 10 participações. Além disso, o quarterback soma incríveis 7 vitórias no Super Bowl: seis nos Patriots e uma nos Bucs.

Comerciais milionários: os comerciais de TV transmitidos durante a final custam alguns milhões para as marcas. Em 2021, um comercial de 30 segundos custou em média US$5.6 milhões.

Onde assistir?

No Brasil, a partida começa a partir das 20h30, horário de Brasília. O jogo será transmitido na ESPN e no Star+, serviço de streaming da Disney. Já na TV aberta, a Rede Tv! transmitirá o Super Bowl 2022 ao vivo, com ampla cobertura.

Agora que você já sabe o principal sobre o incrível show que é o Super Bowl, basta decidir qual dos times vai ganhar a sua torcida.

Em 2023, o jogo está previsto para o dia 12 de fevereiro, no State Farm Stadium em Glendale, Arizona. Ou seja, ainda dá tempo de treinar o seu inglês e ir assistir o Super Bowl em terras americanas. Já imaginou?

Fique craque no inglês com eficiência e rapidez com a Phenom! Agende uma aula gratuita.

Compartilhe:

Posts recentes

Duas moças fofocando
Fun

Expressões para fofocar em inglês

Quem não gosta daquela boa e velha fofoca, né? Neste conteúdo, você vai aprender algumas expressões famosas para compartilhar aquelas informações quentes com os amigos, só que agora em inglês. Confira!

garota estilosa, ,com moletom laranja e óculos, vendo suas redes sociais.
Grammar

Expressões em inglês da internet

Existem várias expressões em inglês que usamos e encontramos na internet diariamente, que nem precisamos procurar o significado delas. Veja alguns exemplos!