P Tips

St. Patrick’s Day: conheça 5 termos da data + Playlist artistas irlandeses

Principal feriado da Irlanda, o St. Patrick’s Day é uma homenagem ao santo padroeiro do país, cheia de lendas e significados que valem a pena você conhecer.

Celebrado na data da morte de St. Patrick, que aconteceu no ano 461, na Irlanda, 17 de março, é feriado nacional por lá. Por isso, sempre que a data cai em um domingo, o feriado é transferido para a segunda-feira.

Apesar de ser celebrada como feriado religioso na Irlanda por mais de 1500 anos, a comemoração oficial com bastante cerveja passou a rolar só em 1960, quando a lei passou a permitir que bares e pubs abrissem no dia da comemoração.

De onde surgiu a data?

Dizem que Maewyn Succat (segundo nome de batismo) nasceu na Escócia ou no País de Gales, onde aos 16 anos foi capturado e vendido como escravo para a Irlanda do Norte, onde viveu em cativeiro por anos até conseguir fugir e retornar a seu país.

O St. Patrick se popularizou como um dos mais famosos santos padroeiros da Irlanda: de acordo com a lenda, ele trouxe o cristianismo para a ilha, fez o trevo virar moda e libertou a Irlanda das cobras.

Todos os anos, a comemoração atrai milhares de turistas e as ruas ficam tomadas por uma onda verde.

Principais termos para você conhecer

Blarney Castle

“Kiss me, I’m irish” (algo como “me beije, eu sou irlandês”) é uma frase bem famosa do St. Patrick ‘s Day. Mas calma! Essa frase tem um porquê.

Reza a lenda que o Blarney Castle, um castelo localizado na cidade de Cork, foi construído sobre uma rocha mágica e quem a beijar receberá a capacidade de persuasão e de se expressar com desenvoltura. 

Porém, é preciso se sentar de costas para a pedra e, sendo segurado por alguém, se inclinar para trás para beijá-la. É uma tarefa que exige muita flexibilidade e esforço, não é mesmo?

Leprechaun

No folclore irlandês, os Leprechauns (pronuncia-se Leprecáuns), são os duendes guardiões de tesouros que moram no país desde muito antes dos celtas e vivem escondidos com seus potes de ouro no final do arco-íris.

Corned-beef boil

É um prato clássico muito consumido na data, que combina perfeitamente com cerveja. A iguaria leva peito de carne salgada, preparada com temperos e um pouco de cerveja preta. Geralmente, é servida com batatas e repolho

Para se ter uma ideia da tradição, na semana que antecede a festa, os carregamentos de repolho aumentam em 70%.

Cheers

Essa é uma das palavras mais faladas no St. Patrick’s, afinal, no dia do feriado, o consumo da cerveja Guinness, típica irlandesa, quase triplica no mundo inteiro.

A cerveja é servida e 13 milhões de litros são consumidos na comemoração.

Shamrock

O trevo de três folhas representa a prosperidade, mas dizem que a planta também era utilizada pelo missionário como uma metáfora para pregar a santíssima trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. 

Durante o St. Patrick’s Day, o costume é jogar a plantinha em seu último copo de bebida para brindar ao santo. Esse costume se chama de ‘drowning the shamrock’ (algo como “afogando o trevo”).

Curiosidade extra:

Bulls ready to celebrate St. Patrick's Day | Chicago Bulls

Por ser tão forte fora da Irlanda, até o time de basquete dos EUA, o Chicago Bulls, utiliza seu uniforme oficial vermelho, mas veste um uniforme verde para a celebração da data. 

Playlist para entrar no clima

A música é um dos fortes da cultura irlandesa. O grande fator de destaque que começou a popularizar e a difundir ainda mais as bandas irlandesas foram os pubs, que fazem da música um dos seus principais atrativos.

Beautiful Day- U2

O grupo foi formado nos anos 1970, quando os integrantes ainda eram adolescentes na cidade de Dublin. Das músicas mais famosas, podemos citar “Sunday Bloody Sunday” (1983), que descreve o horror vivido no Conflito na Irlanda, conhecido como Domingo Sangrento.

Only Time- Enya

Enya é uma cantora, compositora, produtora e musicista irlandesa. Já cantou em mais de 10 línguas diferentes nas suas músicas. É também a artista feminina irlandesa que mais vendeu álbuns na Irlanda.

Zombie- The Cranberries

De Limerick- Irlanda para o mundo! Um dos hits da banda é a música Zombie. A letra fala sobre os conflitos na Irlanda do Norte, especialmente sobre um atentado do grupo terrorista IRA na Inglaterra.

Take me to Church- Hozier

Nascido em Bray, é um dos cantores irlandeses mais bem sucedidos na atualidade. Com certeza você já deve ter ouvido “Take me to Church”, hit que fez o cantor ficar conhecido internacionalmente.

Brother- Kodaline

O Kodaline é uma banda de Dublin, na Irlanda. O grupo começou a chamar a atenção do grande público em 2007, quando se chamava 21 Demands. Na época, eles participaram de um show de talentos, em um canal de televisão da Irlanda, ganhando destaque.

Breathless- The Corrs

A banda se formou no norte do país, em Dundalk. Misturando em suas músicas as tradicionais melodias irlandesas com pop rock. Sua faixa de maior sucesso é “Breathless”.

Essas e outras músicas de bandas irlandesas você encontra em nossa playlist no Spotify!

E aí, preparado para celebrar essa data como um verdadeiro irlandês?

Compartilhe:

Posts recentes

estudante vendo canal de youtuber em francês
Fun

Treine francês com youtubers

Está aprendendo a falar francês? Que técnicas está usando para treinar? Que tal estudar com youtubers? Isso mesmo! Veja essa lista com os melhores youtubers franceses.