P Tips

Simple present: aprenda como usar

Quando se trata do nosso dia a dia, o simple present é um dos tempos verbais mais utilizados, portanto, dominar o seu uso é fundamental para alcançar uma futura fluência no inglês. E como o nome já diz, simple é muito simples, então vamos entender melhor? 

O Simple Present, na língua inglesa, faz referência ao Presente do Indicativo. Esse tempo verbal é usado para expressar fatos e situações recorrentes ou como as coisas são no momento em que se diz.

É necessário entender a sua união para não cometer erros, já que os únicos pronomes que alteram a conjugação do verbo são He, She, e It. Por exemplo:

Verbo Afirmativo: 

I study                         

He studies

She studies

It studies

We study

They study

Essa alteração com os pronomes He, She e It pode se tornar confusa quando o verbo termina com “o”, “s”, “ch”, “sh”, “x” ou “z”. Quando isso acontecer, você deve inserir o “es” no final. Por exemplo:

She washes the dishes every night. (Ela lava a louça todas as noites.)

It buzzes loudly in the room. (Isso faz zumbido alto no quarto.)

He fixes the car on weekends. (Ele conserta o carro nos fins de semana.)

She teaches English at the local school. (Ela ensina inglês na escola local.) 

It flexes its muscles impressively. (Isso flexiona os músculos de forma impressionante.)

Verbos que terminam em “y” são parecidos. Mas ao invés de acrescentar apenas o “es”, acrescentamos “ies” no lugar do “y”. Por exemplo

He studies. – Ele estuda.

We study Nós estudamos.

She carries. – Ela carrega.

 They carry Eles carregam.

He plays the piano beautifully. (Ele toca piano lindamente.)

Um caso especial do Simple Present é o verbo “Have”. Quando conjugado na 3ª pessoa do singular, ele se torna “Has”. Por exemplo:

He has a new videogame – Ele tem um novo videogame.

She has to come tomorrow – Ela tem que vir amanhã

Quando utilizamos pronomes indefinidos, como Anything, something, somebody, everything, everybody, nothing, no one e nobody, devemos conjugar o verbo na terceira pessoa. Por exemplo:

  • Everybody loves ice cream. – Todo mundo adora sorvete.
  • Something smells delicious in the kitchen. – Algo cheira delicioso na cozinha.
  • Nobody understands quantum physics completely. – Ninguém entende completamente a física quântica.

Frases negativas: 

Formar uma frase negativa com o simple present é simples, você só deve utilizar o verbo auxiliar (do/does) + not em conjunto com o verbo principal. Por exemplo: 

She does not like him – Ela não gosta dele

She does not eat meat – Ela não come carne

I do not live here – Eu não moro aqui

Frases interrogativas

Quando a intenção é criar uma frase interrogativa é preciso entender uma regra básica da gramática inglesa. Uma pergunta na língua inglesa necessita que o verbo (auxiliar) venha no começo da frase, além da pontuação (?) 

Do you wake up early every day? – Você acorda cedo todos os dias?

Agora ficou mais fácil de formular frases em inglês né? Então corra para praticar e comece a escrever sobre seus horários, estudos, trabalhos e tudo que você possa usar o simple present!

———————–

Estudar qualquer idioma sempre fica mais fácil quando temos auxílio, por isso aqui na Phenom atualizamos semanalmente o blog com ótimas dicas para você que quer aprender inglês e ficar por dentro das novidades do mundo.

Aproveite também para fazer uma aula experimental gratuita e se entregar para o inglês praticando com colegas e estudando com professores especialistas no assunto.

Compartilhe:

Posts recentes

Duas moças fofocando
Fun

Expressões para fofocar em inglês

Quem não gosta daquela boa e velha fofoca, né? Neste conteúdo, você vai aprender algumas expressões famosas para compartilhar aquelas informações quentes com os amigos, só que agora em inglês. Confira!

garota estilosa, ,com moletom laranja e óculos, vendo suas redes sociais.
Grammar

Expressões em inglês da internet

Existem várias expressões em inglês que usamos e encontramos na internet diariamente, que nem precisamos procurar o significado delas. Veja alguns exemplos!