P Tips

Quadrinhos para treinar o francês

quadrinhos

Se você está começando a estudar francês, vale a pena treinar o idioma por meio de histórias em quadrinhos (HQs).

“Ah, mas eu não tenho o hábito de ler nem em português, quem dirá em francês.”

Não se preocupe! A intenção aqui não é que você leia grandes clássicos de pensadores franceses como Rousseau e Diderot, que podem ser assustadores só de ver aquelas letras pequenas, com espaçamento mínimo. No entanto, caso a sua motivação de aprender francês seja exatamente para ler clássicos assim, entendemos também e achamos sensacional! 

Porém, se seus objetivos com o idioma não incluem ler toda a Comédie Humaine de Balzac, vale a pena conferir essa lista de quadrinhos para treinar o francês.

Persépolis

Persépolis, quadrinhos

Publicada em 2000, as HQs autobiográficas da iraniana Marjane Satrapi contam sobre as experiências da autora no Irã, durante os anos 1970 e 1980. A obra retrata a vida no país com o advento da Revolução Iraniana e os conflitos posteriores e também toca em temas como gênero e fundamentalismo religioso. A história em quadrinhos deu origem a uma animação de mesmo nome e, no Brasil, foi traduzida pela Companhia das Letras.

La Flûte à six schtroumpfs

La Flûte à six schtroumpfs, quadrinhos

Publicado em forma de quadrinhos em 1960, é neste HQ que aparecem os famosos Smurfs pela primeira vez. Sendo a 16ª história da série franco-belga Johan et Pirlouit, do autor belga Peyo, o HQ ganhou várias releituras ao longo da história até chegar às telinhas representadas por pequenas criaturinhas azuis que vivem em uma aldeia escondida na floresta.  

Astérix

Astérix, quadrinhos

Astérix, é uma série de histórias em quadrinhos criada na França por Albert Uderzo e René Goscinny no ano de 1959. Com certeza, é um dos quadrinhos mais populares do país, Asterix acompanha as divertidas aventuras dos soldados gauleses, que lutam contra a ocupação romana em 50 A.C.

Les aventures de Tintin

Les aventures de tintin, quadrinhos

Provavelmente o maior clássico franco-belga de todos, essa HQ dispensa muitas apresentações. As Aventuras de Tintim – no português – foi criada em 1929 e segue ganhando o mundo até hoje. O herói dos quadrinhos é o personagem Tintim, um repórter e aventureiro belga, auxiliado em suas aventuras desde o início por seu fiel cão Milu. 

Pinocchio

Pinocchio, quadrinhos

Completamente diferente do clássico Pinóquio dos filmes da Disney, este Pinocchio em HQs não é mais um boneco de madeira nascido pelas mãos de Gepeto, mas sim um robô de aparência humana que vai descobrir o mundo perigoso habitado pelos homens. Criado pelo francês Winshluss, embora não seja uma adaptação do clássico que conhecemos, ele foi inspirado no Pinóquio original. 

___

Lembramos que cada HQ desta lista conta uma história infanto-juvenil divertida e com uma linguagem acessível, principalmente para você que está começando a estudar o idioma francês. 

Aproveite para conferir esse conteúdo com 6 séries e filmes que te ajudam a treinar o francês

___

Aqui na Phenom Idiomas, por exemplo, contamos com um time de professores de francês que estão com outras várias dicas legais de leituras, filmes e séries no idioma para que você possa treinar e se sentir preparado. 

Então, o que acha de fazer uma aula experimental conosco para conhecer o nosso método de ensino inovador e realizar o seu sonho de aprender um novo idioma? Agende agora e faça desse sonho algo possível, fácil e real.

Compartilhe:

Posts recentes

estudante vendo canal de youtuber em francês
Fun

Treine francês com youtubers

Está aprendendo a falar francês? Que técnicas está usando para treinar? Que tal estudar com youtubers? Isso mesmo! Veja essa lista com os melhores youtubers franceses.