P Tips

Playlist para treinar seu francês

Você já deve saber que, para praticar um novo idioma, ter contato com a língua por meio de músicas, séries e filmes é uma maneira descomplicada e divertida.

Com o francês não é diferente: para quem está nos primeiros anos de aprendizado, se acostumar com os sons e pronúncia das palavras ao treinar seus ouvidos é a melhor maneira de se habituar à língua.

Confira as nossas dicas para você praticar o francês se divertindo:

  • Escute a música lendo a letra

Ao ouvir a música ao mesmo tempo em que acompanha a letra, você fixa melhor as palavras e significados. 

O segundo passo é tentar entender o significado da canção sem olhar a tradução. Topa esse desafio?

  • Comece com músicas mais fáceis

No começo, procure escolher músicas mais lentas, com palavras fáceis de pronunciar e que falem sobre assuntos comuns.

Confira nossa seleção de chansons francesas para você soltar o play:

Mon Soleil (feat. Anitta) – DADJU

O rapper francês Dadju conta com a colaboração da brasileira Anitta na música animada, leve e divertida “Mon Soleil”. 

Tout Oublier (feat. Roméo Elvis) – Angèle

Angèle é uma cantora, compositora, atriz, dubladora e produtora musical que fala francês. Inclusive, ela é uma das cantoras da língua francesa mais ouvidas atualmente.

Papaoutai (Stromae)

Quem gosta de um ritmo mais animado vai curtir o hip hop dançante de Stromae, que também é dono do hit “Alors on danse”.

La vie en rose

Uma clássica canção francesa, a expressão “la vie en rose”, em tradução livre para o português, significa “a vida em cor-de-rosa”. Tanto em francês quanto em português, a expressão é usada para definir o modo como alguém vê a vida quando está apaixonado: tudo fica mais bonito, mais colorido.

BB Brunes – Coups et Blessures

Gosta de rock? Então conheça BB Brunes, uma banda francesa de rock, de origem parisiense.

Bon Entendeur vs Isabelle Pierre – Le Temps Est Bon

Essa é uma das favoritas dos franceses. A letra é simples, leve e fácil de pegar, ideal para iniciantes na língua francesa. 

Voyage Voyage- Desireless

A canção foi escrita por Jean-Michel Rivat e gravada pela cantora francesa, de origem tcheca, Desireless. A letra fala sobre viagem e estourou entre 1986 e 1988 e ficou no topo das paradas em praticamente todo o mundo.

Tragedie- Hey Oh

Hit de 2003, quem lembra de ouvir essa o tempo todo na rádio? O grupo Tragedie na verdade é uma dupla formada por dois jovens cantores: Silky Shai e Tizy Bone. Tizy nasceu em Madagascar e Shai é francês.

Joyce Jonathan – Ça Ira

Um dos grandes nomes da atual geração da música francesa. É um total fenômeno surgido da internet e suas músicas são perfeitas para relaxar.

Aya Nakamura – Jolie Nana

Aya Nakamura traz letras bem comerciais, fáceis de decorar e que grudam na cabeça!

Andalouse- Kendji Girac

Kendji Girac é um cantor francês que estourou ao vencer a terceira temporada do programa The Voice: la plus belle voix. Suas músicas são um pop gostoso de ouvir no dia a dia.

Non, Je Ne Regrette Rien- Edith Piaf

Um clássico que não poderia faltar na playlist francesa. Foi gravada pela primeira vez por Édith Piaf em 10 de novembro de 1960. Non, je ne regrette rien significa “Não, não me arrependo de nada.”

Le temps de l’amour- Françoise Hardy

Françoise Hardy foi uma cantora e compositora de rock francesa das décadas de 60 e 70. Le temps de l’amour é um clássico de 1960, com letra leve e fácil de aprender.

Tombé- M. Pokora

M. Pokora é um cantor, compositor e produtor francês de ascendência polonesa. Suas músicas misturam Hip Hop, pop e R&B.

Quelqu’un M’a Dit- Carla Bruni

Outra clássica que não pode faltar! Quelq’un m’a dit é a música que dá nome ao primeiro disco da cantora, ex-modelo e primeira-dama da França, Carla Bruni, lançado em 2003.

A canção fala sobre a vida, o tempo, o destino e o amor. Lentinha e boa para praticar o idioma.

E aí, curtiu a playlist?

No nosso Spotify você consegue ouvir ela completa. É só dar o play!

Lembre-se de que ouvir músicas em outro idioma é apenas um plus para colocar em prática os aprendizados das aulas. Afinal, a melhor forma de aprender francês de forma rápida e prática é através da conversação.

A boa notícia é que aqui na Phenom, você já realiza conversação nas primeiras aulas, tendo contato com o idioma de forma possível, fácil e real. Agende já uma aula gratuita!

Compartilhe:

Posts recentes

estudante vendo canal de youtuber em francês
Fun

Treine francês com youtubers

Está aprendendo a falar francês? Que técnicas está usando para treinar? Que tal estudar com youtubers? Isso mesmo! Veja essa lista com os melhores youtubers franceses.