P Tips

Los Mariachis: conheça mais sobre a cultura mexicana

Los Mariachis

Um dos patrimônios culturais mais conhecidos do México são Los Mariachis. Quando pensamos no país, é fácil lembrar das roupas extravagantes e daqueles “chapelões” super decorados. Essas são algumas das características físicas e memoráveis dos mariachis.

Declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, Los Mariachis é definitivamente um dos maiores orgulhos do México. Por isso, vamos contar um pouco mais sobre a história, música e cultura do grupo musical. Confira!

Historia de Los Mariachis

A palavra “mariachi” vem do francês “mariage” que significa “casamento”, que registra o início do grupo musical, no qual o objetivo era animar festas de casamento. Os mariachis surgiram na metade do século 19, em Jalisco, logo se tornaram uma das identificações folclóricas do México. 

Além do grupo musical, o termo pode ser utilizado também para identificar um gênero musical popular do México. Porém os dois estão interligados, afinal, o grupo musical é quem toca o gênero mariachi. 

No início, Los Mariachis realizavam apresentações das músicas em suas regiões de origem, mas depois de um tempo ampliaram o repertório com rancheras, corridos, huapangos, sons jarochos, valsas e boleros mexicanos.

Composição do grupo

Los Mariachis são compostos geralmente por 12 músicos, porém, é possível que tenha mais. Os membros vestem um traje típico de charro preto ou branco, além dos sombreros super decorados e chamativos e claro, os bigodes que fazem parte da caracterização. 

Inicialmente apenas homens integravam o grupo, mas com o passar do tempo, as mulheres começaram a fazer parte, criando até mesmo bandas totalmente femininas. 

Os instrumentos utilizados na composição são a “vihuela”, o violão e violão gaúcho, violino, a trombeta, flauta, harpa e sanfona.

grupo musical

Popularidade

Em novembro de 2011 a Unesco declarou o mariachi como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Durante a reunião, a proposta para a declaração recebeu voto unânime entre os participantes. 

Fora do México, Los Mariachis têm maior presença na Venezuela, Colômbia e El Salvador, mas não somente na América Latina, como também nos Estados Unidos, o grupo musical também é presente por conta da numerosa emigração mexicana. 

O Encontro Internacional do Mariachi e a Charrería acontece todo ano em Guadalajara, que reúne grandes grupos de vários países. Já na Cidade do México, a Praça Garibaldi torna-se o templo do mariachi, onde muitos grupos vão diariamente de manhã até a noite, trazendo atenção de mexicanos e turistas. 

Tipos de mariachis

Os mariachis são divididos em dois tipos: os tradicionais e os modernos. Assim como qualquer gênero musical, o mariachi também vem se adaptando e mudando ao longo do tempo. 

Os tradicionais foram os pioneiros. O grupo tocava somente os instrumentos musicais de cordas, como por exemplo, o violino, harpa, viola de mão, guitarrón e contrabaixo. Hoje em dia ainda encontramos grupos do tipo tradicional, porém é mais difícil. 

Já os modernos são os grupos mais conhecidos atualmente, no qual, além dos instrumentos já utilizados pelos tradicionais, eles trazem também as trompetas. Além disso, o número de integrantes também tornou-se maior e o estilo das roupas também foi aprimorado. 

Importância de aprender novas culturas

Los Mariachis são uma das partes mais importantes da cultura do México, até por isso são a alma cultural do país. Entretanto, o México é um país que possui muita história para ser explorada e estudada. 

Aprender um novo idioma pode te proporcionar ainda mais conhecimento sobre diferentes países e suas culturas. É uma oportunidade incrível para fazer viagens e aproveitar tudo de bom que uma nova região pode oferecer.
Aqui na Phenom Idiomas utilizamos o método de conversação em nossas aulas, uma forma mais eficaz e rápida de o aluno absorver o conteúdo e aprender seu idioma favorito. Agende uma aula experimental e saiba mais!

Compartilhe:

Posts recentes

estudante vendo canal de youtuber em francês
Fun

Treine francês com youtubers

Está aprendendo a falar francês? Que técnicas está usando para treinar? Que tal estudar com youtubers? Isso mesmo! Veja essa lista com os melhores youtubers franceses.