P Tips

Ilhas Diomedes: um arquipélago como nenhum outro no mundo

Viajar no tempo é sonho de muitos. O que poucos sabem é que existe um lugar no planeta em que isso é possível, e de uma forma bem curiosa: as Ilhas Diomedes, que pertencem ao mesmo arquipélago, porém a países diferentes. Se você pegar um barco, saindo da Grande Diomedes (Rússia) e atravessar o estreito canal de apenas 4 km em direção à Pequena Diomedes (EUA), você terá voltado quase um dia inteiro!

Enquanto a Rússia comemora o ano novo, por exemplo, os norte-americanos devem esperar mais 21h para abrir o champagne. Mas, por que isso acontece? Esse fato curioso ocorre pois o canal que separa as ilhas é cortado pela Linha Internacional de Data, que causa essa diferença de horário tão grande. É exatamente por isso que o arquipélago é carinhosamente conhecido como Ilhas do Ontem e do Amanhã.

No inverno é até possível fazer o trajeto entre as ilhas a pé. Isso porque o Estreito de Bering, que divide as ilhas, fica inteiramente congelado. Apesar de curioso, recomendamos não prosseguir com essa aventura, ok?

Atualmente, a ilha do lado russo não possui moradores, que foram realocados para a construção de uma base militar. Já a ilha pertencente aos EUA possui aproximadamente 140 habitantes e é ocupada, em sua maioria, por esquimós há mais de 3 mil anos.

Incrível, não é mesmo?

Compartilhe:

Posts recentes

estudante vendo canal de youtuber em francês
Fun

Treine francês com youtubers

Está aprendendo a falar francês? Que técnicas está usando para treinar? Que tal estudar com youtubers? Isso mesmo! Veja essa lista com os melhores youtubers franceses.