P Tips

Hábitos franceses e as diferenças com o Brasil

Hábitos franceses

As diferenças de hábitos entre a França e o Brasil vão desde sutis nuances até verdadeiros choques culturais. 

Seja um almoço de domingo em família ou um jantar especial com os amigos ou namorado (a), geralmente, aqui no Brasil já imaginamos uma mesa farta. Mas e na França? Será que é assim também?

Neste post vamos falar sobre a diferença de alguns hábitos franceses para os brasileiros.  

C’est parti?

Bom dia como hábito obrigatório 

Na França o “bonjour” – nosso bom dia, em português – soa mais como uma ação obrigatória, do que um comprimento espontâneo como aqui no Brasil. Ou seja, se você deixar de falar bonjour para algum francês, você pode ser visto como um grande mal-educado. 

bom dia

No entanto, nos encontros entre amigos íntimos, podemos substituir o bonjour obrigatório por um coucou ou salut.

Condução de veículos

Não há diferenças brutais em relação aos hábitos de conduzir. Os franceses também dirigem do lado esquerdo do carro. 

dirigir

Além disso, assim como os brasileiros, lá eles costumam ter um nível considerável de estresse no trânsito, principalmente quando estão diante de grandes engarrafamentos.

Provavelmente a diferença mais significativa deste tópico seja referente a qualidade das estradas francesas e o super respeito aos pedestres e ciclistas.

Hábitos em restaurantes franceses

Aqui vai uma diferença curiosa, caso tenha a oportunidade de ir em algum restaurante na França, enquanto você aprecia sua refeição, repare que os franceses falam muito baixo durante a mesa. 

Caso você esteja falando muito alto, vai perceber que eles se incomodam bastante com isso e farão de tudo para você notar que eles estão insatisfeitos com o seu modo de agir. Isso é algo cultural e cabe a nós respeitar, já que estamos na casa deles, certo?

restaurante

Aqui entra uma das perguntas mais feitas para nós, é preciso deixar gorjeta?

Para os franceses é de ótimo grado e educação deixar um valor ao sair de um restaurante ou café. Não precisa ser 10% ou mais, porém, um valor simbólico é visto com bons olhos. Eles chamam a gorjeta de “pourboire” e ela pode ser deixada em cima da mesa.

Demonstração de carinho

A maioria de nós, brasileiros, somos mais amorosos. Ou seja, temos a necessidade do contato físico como algo cultural. 

carinho

Aqui no Brasil, nas escolas maternais, por exemplo, os educadores podem colocar a criança no colo e fazer um pequeno carinho em momentos difíceis. Na França, e em outros países europeus, o contato físico é enquadrado.

___

E aí, você tinha noção sobre esses hábitos franceses?

Aproveite para conhecer também outros países que falam o idioma francês, além da França.

____

A Phenom possui o curso de francês com um super time de profissionais que tornam o aprendizado do idioma ainda mais interativo e divertido. 

Então não perca tempo e agende agora uma aula experimental para conhecer uma das metodologias mais eficazes para aprender outra língua e dar start na sua exploração mundial.  

Compartilhe:

Posts recentes

estudante vendo canal de youtuber em francês
Fun

Treine francês com youtubers

Está aprendendo a falar francês? Que técnicas está usando para treinar? Que tal estudar com youtubers? Isso mesmo! Veja essa lista com os melhores youtubers franceses.