P Tips

Entenda o “cinco de mayo”: dia do orgulho mexicano

cinco de mayo

Hola chicos, ¿cómo están?

Vocês sabem porque o dia cinco de mayo é tão importante para os mexicanos? Se sua resposta foi não, fique tranquilo, porque nesse post vamos dar detalhes sobre a origem dessa data e saber porque ela é ainda mais comemorada entre os mexicanos residentes nos Estados Unidos. 

Mas caso você já saiba sobre essa data, não deixe de compartilhar esse conteúdo com algum amigo ou família que também gosta de ler sobre culturas e curiosidades mundiais. 

A origem do “cinco de mayo”

Se por alguma razão vocês pensaram que a data tinha alguma relação com a independência do país latino, sentimos dizer que vocês estão errados. 

Ela faz referência a outro acontecimento histórico, que ocorreu 50 anos depois do grito de independência (16 de setembro de 1821). Trata-se da vitória das forças mexicanas sobre os franceses na batalha de Puebla, em 5 de maio de 1862, durante a Segunda Intervenção Francesa no México.

O dia é visto mais como uma data patriota, já que o México não ganhou definitivamente a guerra, mas naquele dia havia ganhado a batalha. Isso serviu como um marco para todos os mexicanos, já que o exército de Napoleão III (neto do famoso) era um dos mais fortes e temidos da época. 

Mas como ocorreu essa “vitória” do dia “cinco de mayo”?

batalha cinco de mayo

Sob o comando de Ignacio Zaragoza, as forças chicanas (com cerca de 2000 soldados parcialmente equipados) resistiram e derrotaram um contingente de 6000 soldados franceses nas imediações de Puebla. 

Essa vitória inesperada inspirou a união e a solidariedade da população, e ajudou a fortalecer a identidade nacional mexicana, forjada na luta por independência e liberdade.

As comemorações do cinco de maio 

Por incrível que pareça, a data é mais comemorada em território estadunidense do que no mexicano. Isso porque a data se tornou um símbolo, principalmente entre os imigrantes mexicanos, que ao longo dos séculos enfrentaram dificuldades e preconceitos para ingressar no país norte-americano. 

Desde então, a data tem sido celebrada pelos mexicanos-americanos como uma maneira de honrar suas raízes culturais e lembrar a luta de seus antepassados pela liberdade e igualdade.

Ah, outra curiosidade é que o comandante Ignacio era, na verdade, norte-americano, nascido na cidade atual de Goliad, no Texas.

Assim, os dias cinco de mayo são comemorados com muita festa por todos os mexicanos que carregam o orgulho de sua cultura. 

___

Você tem vontade de conhecer o México? Então não deixem de conferir os conteúdos abaixo que preparamos sobre o país:

____

Aqui na Phenom estamos sempre por dentro de diferentes costumes e culturas pelo mundo. Por isso, queremos te convidar a explorar esse mundo com a gente também. 

Agende uma aula experimental e venha ser phenomenal! 

Compartilhe:

Posts recentes