P Tips

Dicas para criar um perfil em inglês no Linkedin

linkedin

O Linkedin é uma das principais plataformas utilizadas no mercado de trabalho. A rede social possui o intuito de oferecer vagas de emprego, cadastrar currículos, além de dar a oportunidade de fazer contatos com empresas e pessoas que estão ofertando ou estão em busca de trabalho. Por isso a importância de ter um perfil em inglês no Linkedin.

Atualmente o inglês é um dos requisitos mais solicitados pelos recrutadores, além disso, diversas empresas do exterior buscam funcionários brasileiros para compor sua equipe. Portanto, é muito vantajoso que seu perfil esteja em mais de uma língua, afinal, você se destaca em comparação às outras pessoas que disputam a vaga. 

Por isso, separamos aqui algumas dicas essenciais para deixar o seu perfil do Linkedin ainda melhor! 

O que deve conter em um currículo?

A página em inglês, por mais que não seja a principal, deve conter as mesmas informações da página em português. Assim como outras redes sociais, o Linkedin filtra suas buscas com palavras chaves, portanto, é muito importante destacar as suas habilidades e adjetivos que colaborem no desenvolvimento do seu perfil profissional.

Dessa forma, seu currículo aparecerá com mais frequência nas pesquisas e as chances dos recrutadores o encontrarem é maior. Use os termos corretamente, como por exemplo: 

Accountable – Responsável;

Analytical – Analítico;

Creative – Criativo;

Determined – Determinado;

Dynamic – Dinâmico;

Engaged – Engajado;

Expert – Especialista;

Hard-working – Trabalhador;

Honest – Honesto;

Organized – Organizado;

Proactive – Proativo;

Result-focused – Focado em resultados;

Strategic – Estratégico;

Team-player – Sabe trabalhar em equipe.

Separe o currículo por tópicos

Ao fazer um perfil no Linkedin também é necessário anexar um currículo já pronto. Da mesma forma que o currículo em português segue uma linha, o inglês também deve ser organizado por tópicos. Confira os termos:

  • personal information – informações pessoais
    • e-mail
    • address
    • phone
    • nationality
    • social media (opcional)
  • objective – objetivo
  • experience – experiencia
  • education – formação
  • skills – habilidades
  • languages – idiomas

Desse modo, você mostrará mais organização e profissionalismo para as empresas.

Atenção com as traduções

Quando utilizamos termos em situações específicas como no Business English, é muito importante tomar cuidado com erros e palavrinhas que podem sair do contexto. Muitas palavras em inglês podem ter significados diversos no português

Por isso, recomendamos a utilização de fontes confiáveis para traduções específicas. Uma opção são os dicionários on-line, que explicam de forma transparente como e onde devemos aplicar o termo em questão.

Além disso, você também pode pedir ajuda para aquela pessoa que você sabe que tem o conhecimento da língua e pode te dar dicas essenciais para ajudar a aprimorar mais ainda o seu perfil. 

Participe dos grupos

Outra função que o Linkedin disponibiliza para os seus usuários é a possibilidade de participar de diversos grupos fechados com temas específicos. Após fazer o seu perfil em inglês, busque por grupos que envolvam a área na qual você deseja trabalhar, assim você pode tanto praticar o inglês, como saber novidades sobre o mercado e vagas disponíveis. 

Além disso, pelos grupos é possível também compartilhar suas ideias, conhecer novas empresas, fazer conexões e aprender ainda mais sobre a sua área de atuação. Mas claro, tudo com foco e organização, afinal, não é um grupo como os de outras redes sociais onde o objetivo é entretenimento.

Atualize sempre sua página

Tudo que você publicar ou atualizar no seu perfil principal (língua nativa) também deve ser feito igualmente no perfil em inglês, ou seja, na hora de produzir um conteúdo ou compartilhar uma opinião, já faça nas duas línguas. Dessa forma, você mostra domínio do idioma e seu perfil estará sempre atualizado.  

Mas atenção ao tipo de conteúdo publicado, como o Linkedin é uma rede social com um propósito unicamente profissional, crie conteúdos relacionados a sua área de trabalho e ao seu objetivo no geral. Lembre-se também de não desperdiçar tempo com assuntos aleatórios e encher a sua página de temas pouco relevantes.

Como colocar meu perfil no LinkedIn em inglês?

  • Clique no seu perfil.
  • Ao lado direito superior selecione “adicionar perfil em outro idioma”.
  • Escolha o inglês e coloque todas as informações de forma correta.

Gostou das dicas? Com dedicação e atenção aos detalhes, o idioma se torna um fator vantajoso quando se trata do mercado de trabalho. Confira nossa página do linkedin e veja também como se sair bem em uma entrevista de emprego em inglês.

Outra maneira de aprender termos do Business English é investir no estudo de um curso de idiomas. Aqui na Phenom contamos com profissionais que estão sempre ao dispor para auxiliar os alunos com questões de conversação, cotidiano e business. Agende já sua aula experimental

Compartilhe:

Posts recentes