P Tips

Dicas para manter a motivação nos estudos de idiomas em 2024

idiomas

Com o início de um novo ano, é comum estabelecermos metas para nos guiar ao longo dos 365 dias (este, por ser bissexto, serão 366). Geralmente, essas metas podem ir desde voltar para a academia até realizar aquela viagem tão sonhada. Mas e começar ou manter o estudo de novos idiomas, está dentro dessas metas também? 

Sabemos que ao longo do caminho a motivação em estudar um novo idioma pode oscilar, mas caso você tenha estabelecido isso como objetivo também, aqui estão algumas dicas que podem ajudar. Confira!

Estabeleça metas alcançáveis

Não tente se enganar! Sabemos dos nossos limites e até onde conseguimos chegar.

Estabeleça metas claras e realistas para o seu estudo de idiomas. Divida essas metas em marcos menores e comemore cada conquista, por menor que ela pareça ser. 

Para te ajudar nesse processo, desenvolva um cronograma de estudos que se adapte ao seu estilo de aprendizado e rotina diária. Estude regularmente, mas também reserve tempo para revisões e prática.

Não se limite apenas à sala de aula

Hoje em dia, existe uma diversidade grande de conteúdos em outros idiomas para serem absorvidos de forma gratuita, fácil e rápida, deixando o aprendizado ainda mais envolvente. 

Utilize estes recursos variados para fortalecer o seu aprendizado fora da sala de aula também. Explore e pratique com livros, vídeos, músicas e podcasts.

Envolva-se com falantes

Outra dica para manter a motivação é participar de grupos de estudo, fóruns online, eventos culturais ou encontros de idiomas. Essas trocas de experiência com outras pessoas, que falam ou estão aprendendo a falar uma nova língua, podem ser um grande incentivo para você. 

Através desta troca de saberes, você consegue identificar o motivo pelo qual está aprendendo o idioma. Pode ser por amor à cultura, por razões profissionais, viagens ou para se conectar com novas pessoas. Isso ajudará a manter seu entusiasmo.

Aceite os desafios e celebre o processo

É importante entendermos que aprender um novo idioma é um processo gradual, que leva tempo e prática. Não tenha medo dos desafios que surgirem neste período, errar também faz parte do aprendizado. 

Ao perceber seu avanço, tire um tempo para refletir sobre o quanto você aprendeu e como isso está impactando sua vida. Reconhecer suas conquistas é fundamental para manter a motivação.

Faça pausas e cuide si mesmo

É importante manter a consistência em treinar o idioma, mesmo que seja por poucos minutos do seu dia, pois essa prática é extremamente eficaz para a sua evolução. 

No entanto, não se esqueça do autocuidado. Descanse quando necessário, mantenha-se hidratado, pratique exercícios físicos e descanse a mente para recarregar suas energias. 

____

Nunca esqueça que a jornada de aprendizado de um novo idioma é única e pessoal. Mantenha-se positivo, persistente e celebre cada etapa deste caminho para fluência. 

Para tornar esse processo mais fácil, selecionamos alguns conteúdos em diferentes idiomas que podem ser úteis para você: 

__________

Além de todas essas dicas para manter a motivação nos estudos em 2024, é extremamente importante ter o suporte de quem realmente entende do assunto, e aqui na Phenom temos uma equipe de professores preparados para te ajudar. 

Agende agora uma aula experimental e dê o start no seu ano phenomenal! 

Compartilhe:

Posts recentes

estudante vendo canal de youtuber em francês
Fun

Treine francês com youtubers

Está aprendendo a falar francês? Que técnicas está usando para treinar? Que tal estudar com youtubers? Isso mesmo! Veja essa lista com os melhores youtubers franceses.