P Tips

Día de Muertos: descubra tudo sobre a celebração mais famosa no México

Apesar do que muitos acreditam, o Día de Muertos não é uma versão mexicana do halloween, mesmo que os dois eventos anuais se pareçam muito em tradições e tom.

O halloween envolve terror e travessuras na última noite de outubro, já as festividades do Día de Muertos acontecem no último dia de outubro e nos dois primeiros dias de novembro em uma explosão de cores e alegria. Afinal, apesar de seu tema ser a morte, o objetivo é demonstrar amor e respeito pelos entes falecidos.  

Além disso, nas vilas e cidades do México, as pessoas usam maquiagem e fantasias descoladas, realizam desfiles e festas, cantam, dançam e fazem oferendas aos entes queridos perdidos. 

A celebração vem de uma origem indígena que homenageia os falecidos com comida, música e muita alegria, e é comemorada em 2 de novembro, coincidentemente na mesma data que aqui no Brasil é celebrado o Dia de Finados.

Pratique espanhol com o Día de Muertos 

Assim como o Halloween, o Día de Muertos também nos rendeu excelentes longas e até mesmo curtas-metragens relacionados à festividade. Pensando nisso, separamos cinco produções que fizeram sucesso enaltecendo a data para que você possa praticar seu espanhol e se aprofundar nesta celebração especial do México.

  1. Doritos – Nunca Es Tarde Para Ser Quien Eres

Em primeiro lugar temos o curta produzido pela famosa marca Doritos, onde eles usam a data para transmitir uma mensagem e fazer com que seu público se conecte com a data.

  1. COCO

A Vida é uma Festa é um longa-metragem que retrata o Día de Muertos, e ao contrário dos filmes tradicionais da Disney, às animações da Pixar sempre trataram a morte de maneira lúdica, discreta. Porém, nesse longa eles exploram não apenas a morte natural, mas as mortes por acidente, o assassinato e a morte simbólica.

O conteúdo poderia soar árido demais para o público infantil, porém o diretor Lee Unkrich suaviza a ideia com música, poesia e afeto familiar.

  1. Dia dos Mortos – por Whoo Kazo

Whoo Kazoo criou um curta-metragem sobre, uma menina que visita à terra dos mortos, onde aprende o verdadeiro significado do feriado mexicano, Dia dos Mortos.

  1. Victoria Cempasúchil – El sabor del reencuentro

A marca de cerveja Victoria Cempasúchil decidiu abordar o Día de Muertos em um de seus comerciais, para criar uma aproximação com seu público e reforçar como a data é especial para todos os mexicanos.

  1. El libro de la vida

Por último indicamos o filme Festa no Céu, produzido por Guillermo Del Toro, o longa reforça essa visão dos mexicanos pela morte e conta a emocionante história do jovem Manolo que viaja por três diferentes mundos: o dos Vivos, o dos Esquecidos e o dos Eternizados. 

 

Agora que você tem cinco excelentes curtas e longas-metragens para passar o Día de Muertos, é só preparar a pipoca e se aprofundar nessa cultura linda do México! 

E se você quer aprender mais espanhol precisa ficar de olho no site, pois sempre estamos publicando dicas ótimas para você estudar e curiosidades incríveis para você aprimorar seu conhecimento. 

______________

Gostou? Confira também sobre o Halloween: descubra a origem sobre a noite das bruxas

Venha fazer parte da Phenom, aqui você aprende um novo idioma com excelentes professores e um método de ensino inovador. Agende agora mesmo sua aula experimental e venha ser phenomenal. 

Compartilhe:

Posts recentes

Duas moças fofocando
Fun

Expressões para fofocar em inglês

Quem não gosta daquela boa e velha fofoca, né? Neste conteúdo, você vai aprender algumas expressões famosas para compartilhar aquelas informações quentes com os amigos, só que agora em inglês. Confira!

garota estilosa, ,com moletom laranja e óculos, vendo suas redes sociais.
Grammar

Expressões em inglês da internet

Existem várias expressões em inglês que usamos e encontramos na internet diariamente, que nem precisamos procurar o significado delas. Veja alguns exemplos!