P Tips

Dia de Ação de Graças: história, cultura e curiosidades

Se você assiste a filmes e séries norte-americanas, provavelmente já se deparou com um episódio ou cena de “Dia de Ação de Graças”. Mas você sabe o que é esse feriado? Aqui no Brasil não comemoramos, mas na América do Norte o Thanksgiving é uma das mais importantes celebrações.

O Dia de Ação de Graças antecede a Black Friday e as festas de fim de ano. O intuito do feriado é fazer as pessoas relembrarem e agradecerem pelas coisas boas que aconteceram durante o ano. Além disso, a comemoração também traz a memória das origens da colonização da América do Norte. 

Confira um pouco mais da história, cultura e curiosidades sobre o Thanksgiving

História do Dia de Ação de Graças

O Dia de Ação de Graças iniciou nos Estados Unidos. Acredita-se que a primeira comemoração realmente aconteceu em 1621, quando os imigrantes ingleses comemoraram o fim do inverno e a farta colheita da plantação de milho em Plymouth, Massachusetts. Além disso, os peregrinos convidaram também os indígenas americanos para dividir os alimentos e celebrar com eles. 

Entretanto, o primeiro Thanksgiving registrado foi o de Abraham Lincoln, em 1863. O presidente declarou a quarta quinta-feira do mês de novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças. Mas foi em 1939, que o presidente Franklin Roosevelt declarou a data como feriado nacional. 

Já no Canadá, a celebração aconteceu pela primeira vez em 1578, e além de relembrar e  agradecer, a data serve também para comemorar a chegada do inglês Martin Frobisher em terra firme, além de expressar gratidão pelas fartas colheitas agrícolas. Desta forma, o feriado tornou-se símbolo de gratidão e solidariedade.  

Como é celebrado

Como o Thanksgiving Day antecede o Natal, a data é muito importante e reúne toda a família e amigos para mostrar uns aos outros a sua gratidão, assistir a desfiles, jogos e claro, comer muito.

Jantar de Ação de Graças

O jantar é sempre farto com diversos pratos típicos do feriado, como o prato principal: o peru recheado, o delicioso macarrão com queijo, ervilhas, tortas, pães, batatas, molhos e frutas. 

Além disso, não só a janta, como a sobremesa também enchem os olhos: a famosa pumpkin pie (torta de abóbora), cookies decorados, torta de maçã e até cheesecake compõem a mesa de doces. 

Desfiles

A reunião em casa não é o único evento de celebração do Dia de Ação de Graças. O feriado conta também com desfiles belíssimos pelas ruas de algumas das cidades mais movimentadas do país, como Nova York, Detroit e Chicago. 

Os desfiles são acompanhados de artistas e personagens infantis famosos como o Mickey Mouse, o Bob Esponja, Hello Kitty e Snoopy. As apresentações contam com músicas e muitos espectadores que vão animados participar dessa linda comemoração. 

Football game

Nos Estados Unidos, no Thanksgiving Day é disputado um jogo de futebol americano, um dos esportes mais apreciados do país, onde famílias e amigos se reúnem para assistir e torcer muito. Os times do futebol americano sempre jogam aos feriados por conta da comodidade do dia sem a obrigação de trabalhar. 

National Thanksgiving Turkey Presentation

No Dia de Ação de Graças é realizado um evento na Casa Branca, o National Thanksgiving Turkey Presentation, onde o presidente estadunidense escolhe um peru doméstico e o “perdoa”, assim salvando a ave de ser comida não somente no Thanksgiving Day, como para o resto de sua vida.

Por que devemos estudar a cultura de outros países? 

Quando estudamos um novo idioma sempre temos um objetivo, seja esse profissional, para viagens ou apenas pelo conhecimento. Entretanto, além de conhecer a língua, também é importante pesquisar e entender sobre a cultura, história e tradições dos países.

Saber o contexto cultural do país na qual a língua nativa é aquela que você estuda, também auxilia a entender e interpretar diversos contextos. Ler e escrever muitas vezes não é o bastante para conseguir se comunicar em outro idioma. Existem expressões, sotaques e gírias em determinados lugares em que você só aprende ao estudar o contexto histórico do local. 

Para aprofundar-se nesse estudo, escolher uma boa escola de idiomas pode ser o melhor passo! Aqui na Phenom nossa equipe pedagógica está sempre preparada para ensinar aos alunos tudo sobre a cultura dos países e aplicar os estudos no dia a dia com a conversação. Venha nos conhecer, agende sua aula experimental!

Compartilhe:

Posts recentes

estudante vendo canal de youtuber em francês
Fun

Treine francês com youtubers

Está aprendendo a falar francês? Que técnicas está usando para treinar? Que tal estudar com youtubers? Isso mesmo! Veja essa lista com os melhores youtubers franceses.