P Tips

6 curiosidades da língua francesa

curiosidades da língua francesa

Segunda língua mais ensinada no mundo, ficando atrás somente do inglês, o francês possui mais de 130 milhões de falantes. Muito presente na literatura, na ciência, alta gastronomia e moda, é inegável a importância do idioma.

Além de influente, o francês é cheio de fatos interessantes. Por isso, separamos 6 curiosidades da língua francesa para você conhecer.

1- Os números em francês são um tanto curiosos

Se você está aprendendo francês, pode ter ficado confuso. Acontece que por lá, a partir do número sessenta, usa-se uma lógica para formar os numerais.

Funciona assim: 

  • 70 é “soixante-dix” (sessenta-dez), ou seja, sessenta + dez.
  • 80 é “quatre-vingt“. Nesse caso, é preciso usar a multiplicação, porque “quatre” quer dizer quatro e “vingt” significa vinte, então, quatro vezes vinte: “quatre-vingt“;
  • 90 fica “quatre-vingt dix”, o mesmo que  quatro x vinte + dez.

2- Vários acentos numa palavra só

Estamos acostumados com as palavras em português que têm um acento ou nenhum. No francês, um mesmo termo pode ter vários. Por exemplo “hétérogénéité” (“heterogeneidade”, em português).

3- A língua é falada em 56 países

Quem fala francês, não passa aperto em diversos países, sendo que 29 países têm o idioma como língua nacional ou oficial.  Mônaco, República Democrática do Congo, Polinésia, Togo, Senegal são alguns deles.

Quando falamos em países em que o francês é a língua cooficial, podemos citar a Bélgica, Canadá, Suíça, Luxemburgo, Madagascar, entre outros.

4- Dialetos franceses

Por ser falada não só na França, como também na Suíça, Bélgica e em países que são ex-colônias francesas (Argélia, Marrocos, Costa do Marfim são alguns deles), a língua possui diversos dialetos.

Alguns dialetos francês são: o francês belga, suíço, quebequense (dialeto francês falado na província canadense de Québec), acadiano, parisiense e marselhês.

Existe também o dialeto cajun, falado no estado da Louisiana, sul dos EUA. Isso porque Louisiana foi uma colônia francesa, antes de ser incorporada aos EUA, sendo considerada a região que mais se fala francês no país. Interessante, não é?

5- Ex-língua oficial da Inglaterra

Na terra da rainha, no período entre a vitória do povo normando na batalha de Hastings (1066) e o fim do século XIV, o francês foi a língua oficial da Inglaterra. Foi nesse período que os ingleses incorporaram diversas palavras ao seu vocabulário, por exemplo: prince, royal, garage, buffet, restaurant, baguette, entre outras. Na verdade, cerca de 30% das palavras inglesas têm origem francesa.

6- É o idioma da diplomacia

Apesar do inglês ser o idioma mais popular, até hoje o francês é considerado a língua da diplomacia. As organizações internacionais, inclusive, o utilizam como linguagem principal. A ONU (Organizações das Nações Unidas), o COI (Comitê Olímpico Internacional), a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico do Norte), e muitas outras, são exemplos disso.

Agora que você já conhece algumas curiosidades da língua francesa, já deve ter percebido que o francês é muito importante no cenário mundial, e para qualquer área profissional, um grande diferencial no mercado, especialmente para as Relações Internacionais.

Quer ficar mais por dentro da língua? Temos um post com Playlist músicas francesas para você treinar o idioma.

Aqui na Phenom Idiomas, você começa a praticar o idioma desde a primeira aula, treinando a conversação, e utilizando assuntos práticos do dia a dia.

Dê o primeiro passo! Realize uma aula-teste e conheça um método diferente de tudo que você já viu. Basta completar o cadastro no formulário abaixo.

Compartilhe:

Posts recentes

estudante vendo canal de youtuber em francês
Fun

Treine francês com youtubers

Está aprendendo a falar francês? Que técnicas está usando para treinar? Que tal estudar com youtubers? Isso mesmo! Veja essa lista com os melhores youtubers franceses.