P Tips

Conversação em inglês com crianças

conversacao em ingles com criancas

Estudar inglês desde a infância é muito importante. Atualmente, a conversação em inglês é necessária em diversos casos e quando estimulado desde criança, torna-se mais fácil e rápida a absorção do idioma.

O método de conversação é um dos mais eficazes quando estamos em fase de aprendizagem, por isso é tão importante utilizar esse método já desde a infância. Quando a criança estuda uma nova língua, torna-se mais fácil de se expressar e aprender novos sons, entretanto, ela precisa ser estimulada e incentivada a praticar para melhor absorção.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você praticar a conversação em inglês com crianças.

Confira as melhores formas de praticar a conversação em inglês infantil

Músicas

A música é uma das formas mais eficientes de aprendizado, principalmente com crianças. O ritmo se torna viciante, o que pode resultar em decorar mais rápido as palavras. Os sons são fundamentais no processo de desenvolvimento da criança, por isso a importância desse método. 

Normalmente, as músicas infantis possuem muitas repetições, o que também ajuda na hora de memorizar as palavras, assim, fixando com ainda mais facilidade. Inclusive, diversas pessoas aprendem a falar inglês ao longo da vida por conta de passar muito tempo ouvindo músicas internacionais e buscando traduções.

Brincadeiras

A hora de brincar é o momento favorito das crianças e quando os pais brincam junto, tudo fica ainda melhor. Ao levar isso em conta, estimule a conversação nas brincadeiras. Brinque de professor, utilize expressões fáceis e traduções para objetos e cores simples. 

Aprender brincando é uma das melhores formas de fazer as crianças entenderem e memorizarem, ainda mais por conta de associarem o idioma a algo divertido. Quando você menos imaginar, elas estarão chamando os brinquedos por outra língua!

Além dos objetos, cores e animais, também é uma ótima opção brincadeiras que exigem a interação com outras crianças. Dessa forma, elas conseguem compreender melhor e aprender juntas.  Aos poucos as conversas podem se tornar mais intensas e juntos podem até formular frases.

Jogos 

Os jogos, tanto online, como os de tabuleiro, baralhos, entre outros, podem fazer parte da brincadeira também, seja em casa, com os amigos ou na escola. Os jogos de manuseio em inglês podem auxiliar na interação, expressões e habilidades através da conversação.

Já os jogos online estão em todos os lugares, em diversos formatos, além de intuitivos, eles possibilitam o contato das crianças com um novo idioma de uma maneira divertida e criativa. Lembrando que nos sites e apps existe uma variedade de conteúdos que envolvem diversas atividades. 

Programas / Desenhos infantis

Assistir programas, filmes e desenhos com a família é uma das atividades favoritas das crianças. Por conta disso,  procure investir em consumir esses conteúdos em inglês, isso torna a conversação mais familiar e também divertida.   

Uma dica é escolher um filme ou programa que a criança já conheça na sua língua nativa, só que colocar em inglês. Por mais que aparente que a criança não estará entendendo, isso auxilia de forma passiva no aprendizado e na absorção do idioma. As imagens também ajudam na compreensão e imaginação.

Além disso, existem diversos programas educacionais que visam ensinar às crianças os termos em inglês de uma forma mais fácil, dinâmica e interativa. 

Livros / Materiais Didáticos

A leitura, tanto didática, quanto contação de histórias, é indispensável na educação das crianças. Dessa forma, quando você inclui um momento de leitura na rotina delas, o inglês se torna ainda mais familiar e mais fácil de aprender. 

Adquirir livros em inglês auxilia sim no aprendizado, porém, deve existir um hábito constante dessa leitura e também da conversação na língua. É interessante fazer uma “hora da leitura”, tanto na escola, como em casa, assim, esse momento já entra na rotina de quem está aprendendo. 

A imaginação também é uma aliada ao aprendizado por meio da leitura. A infância é o momento na qual temos a imaginação mais fértil, por isso é bom incentivar juntamente ao estudo de um novo idioma.

Utilize pequenas expressões em inglês no dia a dia 

É na infância que aprendemos a nos comunicar, principalmente vendo os pais e familiares conversando e utilizando termos diferentes. A rotina pode ser um dos pontos principais na hora de ensinar. 

Utilize expressões do cotidiano, como saudações, despedidas, palavras de educação como “desculpas”, “por favor” e “obrigada”, expressões de carinho, entre outros termos.  

Para tornar o aprendizado ainda mais fácil, conheça algumas onomatopéias em inglês que você pode estar utilizando no cotidiano para se referir a diversos objetos, animais e situações com as crianças.

Escola de idiomas

Estudar em uma escola de idiomas é a melhor opção na hora de aprender a conversar em inglês. Aqui na Phenom desenvolvemos um método de ensino extremamente eficiente baseado na conversação. Os cursos são oferecidos para crianças a partir dos 5 anos de idade. Agende já sua aula experimental!

Compartilhe:

Posts recentes