P Tips

Como usar o haber e o tener?

Sabemos que o uso dos termos ter e haver, no português, é fácil de entender,  mas no espanhol tener e haber pode se tornar uma dificuldade muito comum para quem está estudando o idioma, já que esses dois verbos têm semelhança em português.

Com o propósito de facilitar o aprendizado destes verbos em espanhol, hoje vamos explicar para você de uma maneira muito simples. Confira! 

APRENDA A UTILIZAR O VERBO TENER 

O verbo tener costuma ser utilizado quando estamos falando de posse, diferente do verbo haver ele precisa ser acompanhado de um sujeito, se tornando assim, um verbo conjugado. Por exemplo: eu tenho, tu tens, ele tem, etc. 

Geralmente, ele também é usado quando nos referimos a idade, sensações físicas, obrigações e até mesmo relações familiares. 

Portanto fica ligado nesses exemplos para você entender melhor: 

  • Tengo un perro.

Eu tenho um cachorro.

  • El tiene una hermosa esposa.

Ele tem uma linda esposa.

  • Tenemos que hacer una barbacoa.

Temos que fazer um churrasco.

  • Ella tiene veinticinco años. 

Ela tem vinte e cinco anos. 

  • Tengo un corte en el brazo

Eu tenho um corte no meu braço. 

HABER

Já o verbo haber é aplicado quando queremos nos referir a existência de algo ou alguém, podendo ser substituído por hay, hoy, hubo, hubrá, etc. 

Por corresponder ao verbo “haver” em português, os alunos costumam fazer confusão, mas no espanhol não podemos substituir o verbo haber, com sentido de “existir”, pelo verbo tener

Vamos conferir alguns exemplos a seguir:

  • Hay un perro muy lindo en casa.

Tem um cachorro muito fofo em casa.

  • Hubo una discusión en la calle 25.

            Houve uma discussão na rua 25

  • El año que viene habrá una gran fiesta callejera.

No próximo ano haverá uma grande festa de rua.

  • Esta mañana había mucha gente riéndose en la calle.

Esta manhã havia muitas pessoas rindo na rua.

  • Hoy habrá feria en el barrio de Naciones.

Hoje haverá feira no bairro das Nações.

Em resumo utilizamos o verbo tener quando nos referimos a posse, algo que nos pertence. Já o verbo haber usamos para falar de existência, alguma obrigação ou necessidade. 

Além disso tudo você pode conferir esse vídeo super rápido e fácil de entender do canal Vamos a Hablar Español.Quando usar TENER e HABER? – Aprenda Verbos em Espanhol!

____________________

Agora não dá mais para confundir né? Então risca da lista de dúvidas no espanhol e fica ligado para não cometer mais esses erros. 

_____________________ 

Espanhol é um idioma muito fácil de fazer confusão por isso fazemos questão de dar muitas dicas, como por exemplo as diferenças entre muy e mucho, corre lá para conferir! 

Ficou afim de aprender mais sobre o espanhol? Aproveita que aqui na Phenom você pode agendar uma aula experimental completamente gratuita! 

Compartilhe:

Posts recentes

estudante vendo canal de youtuber em francês
Fun

Treine francês com youtubers

Está aprendendo a falar francês? Que técnicas está usando para treinar? Que tal estudar com youtubers? Isso mesmo! Veja essa lista com os melhores youtubers franceses.