P Tips

Benefícios de ser bilíngue: a importância de falar dois idiomas

bilíngue

Não é novidade para ninguém que o conhecimento em diferentes línguas traz diversas oportunidades. Mas não somente na prática, como também no crescimento, os benefícios de ser bilíngue auxiliam até em questões fisiológicas do ser humano. 

A capacidade de poder se comunicar em dois idiomas abre um leque de vantagens na sua vida. Essa habilidade é adquirida, principalmente, com muito estudo. Pensando nisso, selecionamos 5 dos principais benefícios de ser bilíngue e algumas informações super interessantes. Confira! 

Funcionamento do cérebro mais ágil e flexível

O nosso cérebro funciona a partir de treinamento, quanto mais você utiliza, maior a agilidade de raciocínio. Além disso, é a partir dele que podemos não apenas pensar, como também ter diversas sensações. E quando você aprende um novo idioma, você está treinando o seu cérebro. 

A habilidade de raciocinar e compreender de forma rápida, torna o cérebro mais ágil e, consequentemente, a pessoa consegue captar um maior número de informações em uma menor quantia de tempo. 

Pessoas bilíngues muitas vezes conseguem mudar o idioma na qual estão falando ou pensando durante o dia, sem muitas vezes perceber que estão fazendo isso. Assim, torna-se mais fácil compreender situações e analisar ambientes e suas alterações. 

Portanto, aqueles que conseguem falar dois idiomas ou mais, trabalham com maior eficiência na resolução de problemas, além de conseguirem executar diversas funções simultaneamente, ou seja, o cérebro se torna mais flexível e ativo. 

Oportunidade para conhecer novas pessoas e culturas

Um dos melhores benefícios de ser bilíngue é a oportunidade de conhecer novas culturas. Poder viajar, conseguir se comunicar com pessoas e poder apreciar a fundo a experiência da viagem é inesquecível.

Além disso, tendo conhecimento do idioma falado no país que você for visitar, dá a possibilidade também de fazer amizades e ouvir muitas histórias. Quem gosta de uma boa conversa e de experienciar novas culturas, com certeza gostaria de poder compartilhar e ouvir de forma clara e de fácil compreensão. Não existe maneira mais eficaz de aprendizado cultural do que a comunicação. 

Além disso, o idioma nativo de cada região reflete também a forma com que a população deste local compreende o mundo e se relaciona. Assim, quando você utiliza outra língua para se comunicar, tem também a experiência de entender como as outras pessoas entendem as sociedades e o universo. 

Melhores experiências de viagem

Além de conhecer as pessoas e as culturas, outro dos benefícios de ser bilíngue é poder aproveitar a fundo as experiências em viagens. Imagina ir conhecer outro país e passar por diversos perrengues por conta de não conhecer o idioma, isso com certeza atrapalharia sua viagem. 

Quando você tem entendimento da língua falada no país, a sua experiência se torna mais leve e fácil, podendo apreciar tudo que o lugar tem a oferecer sem passar por dificuldades. Além disso, visitas a parques, restaurantes, cafés e festas ficam ainda melhores.

Melhores oportunidades do mercado de trabalho

Atualmente, muitas empresas requerem que o funcionário saiba falar mais de uma língua, tornando esse fator essencial para a contratação e muitas vezes é aquele que vai garantir a sua vaga. Ou seja, ser bilíngue também pode auxiliar a expandir sua carreira

Se você trabalha ou se interessa por uma empresa multinacional, por exemplo, saber outra língua pode te dar a oportunidade de trabalhar para o exterior ou ter clientes estrangeiros que podem oferecer incríveis possibilidades para a sua jornada profissional. 

Em casos como ter o próprio negócio, ter conhecimento de outro idioma te auxilia a ter um site mais completo e bilíngue, assim trazendo novos clientes e novas oportunidades. Dessa forma, é fundamental realmente conhecer a língua para oferecer o suporte necessário, esclarecer dúvidas e ouvir seus clientes. 

Maior controle cognitivo

Como explicamos anteriormente, o cérebro de uma pessoa bilíngue já funciona com mais agilidade, mas, além disso, os mecanismos ligados à concentração são bem mais controlados. 

Já foram realizados diversos estudos com bebês que nasceram em um lar bilíngue comparado aos que os pais não tinham essa prática. O resultado foi que os bebês que tinham pais que falavam mais de uma língua, tinham uma melhor concentração. 

Afinal, o cérebro bilíngue sempre está preparado para a modificação, além de ser mais rápido de excluir informações desnecessárias e focar no objetivo principal. 

Mais facilidade em aprender um novo idioma 

Esse com certeza é um dos melhores benefícios de ser bilíngue. Quando você já tem conhecimento ou fluência em uma segunda língua, torna-se mais fácil de aprender um terceiro ou quarto idioma. Afinal, seu cérebro já está treinado para melhor absorver informações. 

Mas com certeza, com muito estudo, você pode alcançar a fluência em diversos idiomas de forma muito mais rápida e eficaz. Na Phenom Idiomas oferecemos cursos de inglês, francês e espanhol com uma metodologia única. Agende já sua aula experimental conosco!

Compartilhe:

Posts recentes

Duas moças fofocando
Fun

Expressões para fofocar em inglês

Quem não gosta daquela boa e velha fofoca, né? Neste conteúdo, você vai aprender algumas expressões famosas para compartilhar aquelas informações quentes com os amigos, só que agora em inglês. Confira!

garota estilosa, ,com moletom laranja e óculos, vendo suas redes sociais.
Grammar

Expressões em inglês da internet

Existem várias expressões em inglês que usamos e encontramos na internet diariamente, que nem precisamos procurar o significado delas. Veja alguns exemplos!