P Tips

Aprenda de vez o verbo To Be

verbo to be

Sim! Vamos falar sobre ele. O mais famoso, o mais comentado e, às vezes, o mais injustiçado entre os estudantes de inglês: o verbo to be

Apesar de ser taxado de fácil, e ser motivo de piadas desde os primórdios da antiga 5ª série, o verbo é extremamente importante para o aprendizado da língua inglesa e hoje vamos te explicar o porquê. Confira! 

Conheça o verbo to be

O verbo to be é um dos mais utilizados no idioma inglês, e pode ser traduzido como “ser” ou “estar”. Não existe uma regra específica de quando ele significa “ser” ou “estar”, depende muito do contexto da frase. 

Por exemplo, quando você quer dizer “I am brazilian” (Eu sou brasileiro) ou “I’m tired” (Eu estou cansado), você vai usar o to be. É como se ele fosse o melhor amigo para contar quem você é e como você está se sentindo.

Mas por que o verbo to be é tão importante? 

Como vimos, ele é usado para expressar identidade e estado, e isso é super importante em qualquer idioma. 

Além disso, o verbo to be deve ser analisado dentro de um contexto para ter seu significado definido. Por essa razão, esse verbo é classificado como um verbo irregular, já que não segue uma regra fixa para a conjugação nos tempos passado simples e particípio passado.

Tempos verbais

É importante estudar o verbo porque em cada tempo verbal e tipo de frase ele é conjugado de maneiras diferentes. Veja! 

Presente 

No presente, por exemplo, o verbo ‘to be’ pode ser escrito como: “am”, “is” e “are”. O “am” é usado para a primeira pessoa do singular. O “is” é acompanhado das outras pessoas do singular e o “are” para as pessoas do plural.  

I am beautiful – (Eu sou lindo).

You are beautiful – (Você é lindo).

She is beautiful – (Ela é linda).

He is beautiful – (Ele é lindo).

It is beautiful – (Isso é lindo).

We are beautiful – (Nós somos lindos).

You are beautiful – (Vocês são lindos).

They are beautiful – (Eles são lindos).

Passado

Já no passado, o verbo to be tem variações “was” e “were”, enquanto o verbo flexionado no futuro tem apenas uma escrita: will be.

Yes, she was at the Party yesterday – (Sim, ela estava na festa ontem).

They were travelling during the holiday – (Eles estavam viajando no feriado).

You were very shy on your Project presentation – (Você estava muito tímido na apresentação do seu projeto).

I will be a doctor – (Eu vou ser médico).

He will be late to work – (Ele vai se atrasar para o trabalho).

It will not be fun – (Não vai ser divertido).

____

Atenção: o verbo to be também pode ser usado em outros tempos verbais mais avançados, mas isso é assunto para um próximo conteúdo. Enquanto isso, aproveite para ver também:

____

Mas e aí, conseguiram entender o porquê o verbo to be precisa tanto ser estudado? Ele é fundamental para o aprendizado da língua inglesa e não há como fugir. 

Mas não se preocupe, aqui na Phenom você aprende o verbo to be de uma forma muito mais fácil e prática. Trabalhamos com assuntos do dia a dia, o que transforma o aprendizado em algo muito mais divertido e eficaz. 

Agende agora uma aula-teste e conheça um mundo phenomenal! 

Compartilhe:

Posts recentes